terça-feira, 12 de junho de 2012

Simples Rabiscos !

A maioria dos pais acham que os rabiscos que seus filhos fazem não tem sentido algum, são meros traços descordenados ... No entanto, estudos comprovam que estes "simples rabiscos" são  representações reais, de como a criança lê o mundo ao seu redor, de suas vivências e uma maneira bem criativa de expressar o que sente.

No ateliê eu tenho observado constantemente a insistência dos pequenos artistas em fazerem desenhos livres, daí surgem: traços, rabiscos, círculos, que, aos poucos vão assumindo formas mais definidas. A criança desenha sozinha, com outros, para outros. Pelo desenho fala de si e do mundo. E claro, ao desenhar, a criança vai adquirindo maturidade e segurança, principalmente nas áreas neuromotora, sócio afetivas e cognitiva.

Conheça melhor a fase de desenhos em que se encontra seus filhos, pela idade correspondente:
De um a três anos - Esta é a idade dos rabiscos simples, onde a criança ignora os limites do papel e seus traçados avançam pelas paredes e pelo chão e para desenhar a criança necessita mexer o corpo todo. No final desta fase, é possível que surjam alguns indícios de figura humana, como cabeças e olhos.

De três a quatro anos – Neste período seus desenhos já tomam forma e a intenção de reproduzir algo, mas o grande trunfo é ser capaz de desenhar uma figura humana com pernas, braços e cabeça.

De quatro a cinco anos – A criança passa a desenhar os clássicos do desenho infantil (paisagens, casinhas, flores, personagens). A figura humana passa a ser enriquecida de detalhes, como cabelos, pés, mãos, etc.

De cinco a seis anos – O desenho já tem começo, meio e fim. A figura humana aparece de roupas e calçados, ocorrem diferenciações de cores ela pode desenhar além do seu cotidiano, ela conta histórias do mundo.

De sete a oito anos – Esta é a fase marcada pelo realismo, pela perspectiva, por noções de profundidade e distância, muitas vezes, é nesta fase que a criança, exigente demais, deixa de desenhar, por achar que seus desenhos não são tão bons.

Portanto, não deixem de estimular seus filhos a expressarem seus sentimentos atráves dos seus rabiscos, eles podem ser simples, mas serão de fundamental importância  ao seu aprendizado e auto-estima.


3 comentários:

  1. Oi Lu, que lindo seu blog. Com certeza eu vou amar e meu filhote tb, laro. Fui indicada pela Elis pra visitar seu blog e amei!!!! bJS E $UCE$$O SEMPRE.
    Ju Porto Gusman
    CRIATIVIDADE EVA
    www.juportogusman.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá querida...

    Vim conhecer e amei...claro que me instalei por aqui...

    Beijinhos e muito SUCESSO!!!

    Vera

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?passei pra conhecer e com certeza já to seguindo, a galera aqui é grande,tenho 4 e a matéria é ótima parabéns!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !
Adorei sua visitinha ... dica o que achou do blog !
Volte Sempre !